Como Criar um eBook com o Canva

Passo a Passo Ilustrado

Hoje em dia não é preciso ser-se designer para criar o design de um produto digital. Existem várias ferramentas ao nosso dispor, das gratuitas às pagas, das mais baratas às mais caras. Aquela que eu recomendo é o Canva. Trata-se de um aplicativo para telemóvel e computador, que te permite desenvolver a imagem de uma marca, produto ou projecto sem nos termos de te especializar num software específico. O Canva, não só nos abre portas para sermos original nas nossas criações, como também nos permite usar templates pré-definidos. Podemos no mesmo espaço online criar uma capa para o Facebook e um poster para um evento, ou uma publicação para o Instagram e o nosso cartão de visita. Os modelos disponíveis têm uma grande amostra.

 

Registo no Canva

Se ainda não tens uma conta neste aplicativo, é necessário criar uma para colocares em prática os próximos passos. O Canva existe na modalidade gratuita, e já nessa versão é-nos dadas imensas vantagens, mas também podemos adquirir uma assinatura como membro e ainda juntar a esses mais benefícios, nomeadamente criar um layout e esse adaptar-se a várias dimensões, conforme o fim dele. Ou seja, eu crio uma imagem para uma publicação no Facebook, e com um clique tenho a mesma imagem praticamente pronta para as dimensões do Instagram, de um poster, etc.

 

Criação de um eBook com o Canva

Hoje vou apresentar-vos os passos necessários para criar um ebook. Um livro digital é sempre uma óptima oferta para novos assinantes da newsletter do nosso site ou blog. Não concordas? Então, vamos lá abrir a nossa área de trabalho, depois de termos criado a nossa conta, ou entrado na que já tínhamos anteriormente.

 

Criar um Design

Para dar início ao desgin do nosso ebook vamos entrar no campo assinalado no topo do lado esquerdo, onde se lê “criar um design“. Aí temos acesso a vários documentos de acordo com o seu fim, e logo cada um com as suas dimensões standardizadas. Vamos seleccionar “Capa de livro” na secção de “Blogues e eBooks“. Ao fazermos isso vamos abrir esse tipo de documento e ter acesso, na barra lateral esquerda,  a várias opções já criadas e que se podem usar gratuitamente, embora também hajam algumas pagas.

 

 

Escolher o Template

Podemos escolher uma delas apenas arrastando para a área de trabalho, na zona central do nosso écran. Eu escolhi o template Create & Sell Collage Book Cover da Marketplace Designers para vos exemplificar como podemos usar o Canva para criar um eBook.

Conforme a imagem da marca, produto ou projecto a apresentar neste eBook, escolhemos um dos templates pré-definidos que melhor se adeqúe. Ou podemos dar largas à imaginação e fazer a nossa própria capa, com o layout que desejarmos. Para isso, basta fazer o upload das imagens e ilustrações que queiramos usar, embora também existam muitas fotos e ilustrações disponíveis de modo gratuito nesta ferramenta. A questão é que quanto mais usarmos as que o Canva oferece, mais provável se torna termos um produto parecido a outros que circulam na net com as mesmas imagens.

 

Criar a Capa do eBook

Eu optei por alterar as fotografias desta colagem para as que se identificam com o Blogging Mood, já que o eBook será para ser distribuído pelos leitores deste blog. Para além disso modifiquei a cor de fundo do rectângulo no centro, para a cor deste blog, bem como para o tipo de letra a ele associada. Estas alterações são importantes para o reconhecimento da imagem da marca, produto ou projecto que queremos divulgar.

 

 

Criar as páginas de conteúdo

Depois de termos a nossa capa feita vamos tratar do recheio do livro digital que estamos a criar. Para isso basta clicarmos abaixo da imagem da nossa capa no “adicionar nova página“. Para estas páginas interiores nao existem modelos pré-definidos, por isso temos de fazer uso da nossa criatividade. No meu caso, optei por usar o rectângulo da capa, como imagem de fundo das páginas de conteúdo. Escolhi nos “elementos” uma figura para rodapé, após colocar no campo de pesquisa “linhas“. Utilizei uma linha que permite sobressair o número da página, a qual é inserida em cada página manualmente, através de um campo de “texto“, o qual é também seleccionado na barra lateral esquerda.

 

A primeira página

A primeira página pode servir para um sumário do que se vai ler ao longo das próximas páginas, mas no meu caso, usei para dar de imediato início à lista de ideias para posts, com uma pequena introdução.

 

 

As páginas de desenvolvimento dos tópicos

Sempre que queremos adicionar uma nova página, para que essa respeite o layout criado da primeira, escolhemos a opção de duplicar na zona lateral direita da página que desejamos ver duplicada. Esse comando dá-se pelo símbolo acima do caixote do lixo.

 

 

Criar a última página do eBook

A última página do eBook poderá ter uma pequena apresentação do projecto e do autor, ou do produto e da marca, se for o caso. E também deve ser o local privilegiado para divulgar o endereço do seu site ou blog, com hiperligação estabelecida para o mesmo. Para tal usa-se o símbolo de “corrente” no topo do lado direito, junto ao símbolo do caixote do lixo.

 

 

Criar o PDF do nosso eBook

Para termos o nosso eBook pronto a ser distribuído pela web, basta um passo: o download em PDF com todas as páginas. Isso faz-se de forma bastante fácil. No topo do lado direito encontra-se o botão “download“, ao clicar nele, podemos descarregar o nosso produto digital na versão PDF, mas caso queira em imagem, também pode seleccionar JPG.

 

 

Se tens alguma dúvida, podes deixar um comentário. Ao precisares de ajuda, envia-me uma mensagem. Terei muito prazer em ajudar-te a criares este e outros materiais de um modo muito fácil e rápido, sem custos adicionais. No entanto recomendo-te a usares a oportunidade que a Cor Sem Fim te proporciona de aprofundares os teus conhecimentos. Usa o código BLOGGINGMOOD e terás acesso a descontos únicos.

Desconto BLOGGINGMOOD no Cor Sem Fim

 

Desconto BLOGGINGMOOD no Cor Sem Fim

 

Desconto BLOGGINGMOOD no Cor Sem Fim

 

O blog Cor Sem Fim é da autoria de Ju Isabel que é licenciada em Design e Animação Multimédia. Para além disso é uma pesquisadora e aprendiz nata. Procura sempre novos modos de desenvolver os seus sentidos para o que esteja relacionado com o Design. O Cor Sem Fim é feito pela sua mao, quer na escrita, como nas imagens e fotografias que apresenta. No intuito de partilhar com os leitores o conhecimento acumulado das suas pesquisas e experiências, criou dois cursos: Design Simples e Rápido, e A Cor É Importante, para além do Acompanhamento Criativo.

2 comentários to “Como Criar um eBook com o Canva”

Author's gravatar

Obrigada, toda a partilha é importante para quem está a começar… 😊

    Author's gravatar

    Fico muito feliz por ser uma partilha útil! Mais virão, de certo.

Deixe uma resposta