Como usar o Trello

Conheces este aplicativo que nos permite ter uma flexibilidade infinita na gestão de projectos e tarefas? É muito fácil de usar, e está disponível para computador e web móvel. E o melhor é que é gratuito. Com o Trello manténs tudo debaixo de olho e rapidamente sabes ao detalhe o que tens de fazer. Para manteres o foco dos teus projectos online, nomeadamente a gestão de um ou mais blogs, esta é uma excelente ferramenta.

 

Não estranhes que vá de imediato explorar as funcionalidades dos cartões. Tudo o que antecede esse processo, encontra-se num artigo no site de Raul Silva, visto que este é um post publicado em colaboração com o mesmo.

 

Trello_Criar_Cartao

 

Como vinha a escrever no artigo indicado, um board (quadro) é constituído por colunas, que são as nossas listas, e por cartões, que são as nossas tarefas. Cada lista, ou coluna, corresponde a uma etapa do processo de concretização do nosso projecto. E para cada fase do processo são necessários vários passos, a cada passo é atribuído um cartão. Esse cartão é movível, e conforme o estado da tarefa, pode-se deslocar para a coluna seguinte. E assim vamos tendo noção do progresso do nosso projecto.

 

Como Criar um Cartao

Em cada coluna aparece no rodapé da mesma a frase “Adicionar cartão”. Quando clicamos na mesma aparece-nos um quadro em branco na coluna. Aí devo de inserir o título do cartão. É normal que o título corresponda a uma tarefa. Existe a opção de adicionarmos de forma rápida mais conteúdo, ao seleccionar os três pontos que aparecem no canto inferior do lado direito. Esses dão acesso a adicionar Membros, Etiquetas e a Posição deste cartão. Depois basta activar o botão “Adicionar” que se encontra no canto inferior do lado esquerdo, e já temos um cartão criado. Se seleccionarmos a acção do lápis que aparece quando passamos o rato sobre esse campo já criado, é-nos permitido uma edição rápida das seguintes tarefas (ou cartão).

 

Trello_Editar_Etiquetas

Editar Etiquetas

Dá para pesquisar, alterar as existentes e criar novas. As etiquetas são constituídas de um nome e cor.

 

Trello_Alterar_Membros

Alterar Membros

Dá para pesquisar membros e adicionar entre os já criados.

 

Trello_Mover

Mover

Permite mover de quadro, lista e posição.

 

Trello_Copiar

Copiar

É possível com esta opção criar um novo cartão a partir do actual, com um outro título, noutro quadro, lista e posição.

 

Trello_Alterar_Data_de_Entr

Alterar Data de Entrega

Como o nome indica dá para mudar a data de conclusão da tarefa.

 

Arquivar

Faz desaparecer este cartão. Para apagar, é necessário entrar na tarefa, escolhe-se arquivo e depois opta-se por apagar definitivamente.

 

Se queremos trabalhar o cartão com mais detalhe tens de clicar sobre o título do mesmo.

Trello_Detalhes_Cartao

Descrição no cartão

Serve para colocarmos uma explicação breve da tarefa, bem como links que podem ser necessários ter em conta, bem como descrever o potencial em termos de resultado daquela tarefa, ou as expectativas acerca dela.

 Trello-Detalhes-Cartao-Anex

Anexos

Aos cartões podem-se anexar ficheiros que estão armazenados em sistemas como Google Drive ou Dropbox, mas também directamente do computador.

 

Trello-Detalhes-Cartao-Chec

Checklist

Para cada passo ou cartão podemos criar uma lista de confirmação de cada detalhe do que temos de ver concluído para passar à próxima etapa.

 

Trello-Detalhes-Cartao-Come

Adicionar Comentário

Nesta área pode-se escrever alguma observação ou anexar algo, bem como indicar membro, inserir um emoji ou adicionar cartão.

 

Actividade

Aqui podemos verificar todas as edições do cartão. Ou seja, quem fez o quê e em que data.

 

Compartilhar e Mais

Na lateral do lado direito aparecem dois campos distintos: Adicionar e Acções. De todos apenas dois não foram já referidos: Seguir e Compartilhar e mais. O botão Seguir permite que visualizemos um cartão, mesmo que não tenhamos sido nós a criá-lo. Quanto ao Compartilhar e mais  dedica-se a alguns extras.

 

Imprimir

Permite que seja impresso.

 

Exportar JSON

Dá acesso aos dados do formato JSON para exportação.

 

Link para este cartão

É o endereço electrónico do mesmo, que permite por exemplo que outros possam inserir o cartão nos seus quadros, através do adicionar do mesmo.

Incorporar este cartão

É o HTML com link directo para o cartão.

 

Email deste cartão

É um modo de adicionar comentários ao cartão, sem aceder ao programa Trello, directamente de uma conta de email.

 Trello-Detalhes-Cartao-Mais

Cartão avança uma coluna

O cartão avança uma coluna conforme o progresso da tarefa e a relação da mesma à coluna. Imaginemos que existe uma coluna de coleccionar ideias, se esse cartão passou de ser uma ideia apenas e um item a pesquisar, então irá para a coluna de pesquisas. E isso pode-se fazer arrastando-a de coluna para coluna, conforme desejarmos. Ou então, como já mencionado anteriormente, pelas opções de Mover em vários locais do cartão.

 

Se és uma pessoa mais visual, que capta melhor o conteúdo através da visualização, nomeadamente de um vídeo, e se sabes inglês, podes sempre ver em detalhe o uso do Trello no canal da Simpletivity de Scott Friesen.

Deixe uma resposta