Guia SEO – Um Guia Completo para Bloggers

Aumentar o número de visitas é um dos objetivos dos bloggers, tanto daqueles que estão a iniciar-se na atividade, como daqueles que já a praticam há algum tempo. Caso faças uma pesquisa rápida, descobrirás que SEO é uma das formas de aumentar essas visitas. No entanto, muitos duvidam da sua eficácia.

Quando descobri o que era SEO, eu própria duvidava da sua eficácia e dos benefícios que estas práticas podiam oferecer aos projetos dos meus clientes. Duvidava que, efetivamente, fosse uma boa técnica, pois, se assim o fosse, todas as empresas a usavam e estariam no topo do Google para os seus termos.

Lembro-me que cheguei a ver casos de sucesso de outros clientes, mas duvidava daquilo. Na minha cabeça, era apenas mais um esquema louco para fazer dinheiro! No entanto, como fazia parte da minha área de atuação e as técnicas de SEO estavam em ascensão, decidi estudar tudo o que podia sobre as mesmas. Li, comprei materiais e, inclusivamente, um curso na área.

Tinha o conhecimento, faltava-me colocar em prática as técnicas em que não acreditava. Testei com um dos meus clientes e, incrivelmente, resultou! Ele começou a subir no ranking do Google, começou a aumentar o número de visitas e, como consequência, os seus ganhos subiram.

Sabes aquele momento em que te dás conta do óbvio? Foi o que me aconteceu! As técnicas, realmente, aumentaram as visitas do site do meu cliente! Se as visitas dele aumentaram, as tuas também podem aumentar.

Com o objetivo de te guiar nesta nova jornada, segue-se um guia SEO completo. Qualquer dúvida, deixa-nos um comentário ou contacta-nos!

 

O que é SEO e quais os benefícios?

Antes de passarmos para o guia SEO e para os benefícios inerentes ao uso destas técnicas de marketing digital, devemos explicar-te o que significa SEO. A sigla SEO significa Search Engine Optimization o que, traduzido, é a otimização para motores de busca. Entre esses motores de busca, podem ser mencionados o Google, o Yahoo, o Sapo ou qualquer outro.

Esta otimização tem como objetivo o alcance do primeiro lugar nos resultados dos motores de busca, principalmente do Google por ser o mais usado nos dias de hoje. E sim, é muito trabalhoso alcançar esse primeiro lugar do Google, mas, caso o consigas, terás muitos benefícios para o teu projeto. Alguns exemplos são:

  • Aumento do número de visitas
  • Aumento do número de conversões
  • Melhoria da visibilidade do projeto
  • ROI (Retorno do investimento)
  • Tráfego direcionado

A verdade é que os benefícios são muitos e, efetivamente, podem oferecer resultados positivos ao teu projeto. Caso tenhas dúvidas sobre se deves, ou não, investir nesta forma de otimização, lembra-te que são muitas as empresas que usam estas técnicas com o objetivo de aumentar as suas vendas. Com base nisto, fica sabendo que tratar o teu blog como um empreendimento passa por lhe dar as melhores condições para que ele cresça!

 

Implementar as técnicas de SEO é simples?

Lembro-me que quando observei os primeiros resultados e comentei com colegas da área – que ainda não estavam por dentro das técnicas de SEO –, eles concluíram, automaticamente, que SEO era um procedimento complicado e que apenas profissionais o deviam fazer. Mas estavam enganados!

SEO é tão simples que em cursos lecionados nas universidades, e mesmo na própria licenciatura, as técnicas são estudadas num tempo máximo de 2 a 4 horas, nunca mais que isso. Por exemplo, no curso de marketing digital que tirei na Universidade Nova de Lisboa, falámos de SEO durante meia aula apenas, ou seja, 2 horas! A verdade é que as técnicas são simples e qualquer um pode implementá-las, mas são muito trabalhosas.

Claro que existem alguns aspetos mais técnicos em que é necessário envolver outros profissionais, mas é algo que pode ser realizado com o tempo. As técnicas básicas e que te vão ajudar a crescer podem ser realizadas por ti e, melhor, apenas com algum esforço diário. Não implementar esse esforço diário no teu projeto seria um desperdício de vantagem competitiva!

 

O Guia SEO funciona apenas no wordpress?

Outra questão que levanta muitas dúvidas é se as técnicas de SEO funcionam, apenas, para utilizadores do wordpress. Não, as técnicas deste guia de SEO – ou de qualquer outro guia, na realidade – podem ser usadas por qualquer utilizador, independentemente de o mesmo usar o wordpress, o blogger, o sapo ou qualquer outro sistema.

 

Guia SEO para Bloggers

Agora que sabes tudo o que as técnicas de SEO podem fazer por ti, chegou a altura de, efetivamente, as colocares em prática. Relembrando que aqui mencionaremos, apenas, as técnicas básicas e que devem ser realizadas com alguma regularidade.

 

  1. Pensar como o leitor

Trabalhar com SEO envolve uma grande vertente psicológica, já que nos temos que colocar no lugar do leitor ideal e pensar como ele faria as pesquisas para chegar ao nosso projeto: o que ele procuraria, como gostaria de receber esse conhecimento e muito mais. Nesta etapa cria o teu leitor ideal e faz um brainstorming de termos pesquisados por ele, assim como de materiais que lhe iriam dar relevância.

 

  1. SEO On-page

A otimização on-page corresponde a todas as medidas que são tomadas no interior do website.

 

  • Procurar palavras-chave

Através do brainstorming realizado acima, faz uma pesquisa de palavras-chave no planeador de palavras-chave do Google e escolhe os termos que tenham um grande volume de pesquisas e uma concorrência baixa.

Lembra-te que termos mais específicos atraem um público mais qualificado para o teu blog.

 

  • Publicar conteúdo que vá de encontro às necessidades do leitor

Outra dica importante neste guia de SEO é que deves ir de encontro ao que o leitor pesquisa, com o auxílio do teu conteúdo. Para tal, usa as palavras-chave anteriores e cria conteúdo que dê a resposta/solução aos termos pesquisados.

 

  • Otimizar os campos principais

Assim que o conteúdo estiver criado, existem alguns campos que deves otimizar.

Título: deve conter a palavra-chave escolhida e um máximo de 65 caracteres;

Cabeçalhos/subtítulos: serve para organizar o texto, deve conter a palavra-chave e deve estar formatado com H2 e H3;

URLs: devem conter a palavra-chave, ser simples e diretas;

Links: devem ser relevantes e levar o leitor para conteúdos relacionados, tanto para dentro do blog como para fora do mesmo;

Meta-descrição: deve conter a palavra-chave, uma call-to-action (CTA) e uma descrição até 160 caracteres;

Imagens: carrega a imagem com um nome adequado e não com o nome “img122334” e certifica-te que, após o carregamento, preenches o campo alt-text ou texto alternativo;

Conteúdo: ao longo do conteúdo, deves usar a palavra-chave elegida, mas também palavras-chave relacionadas. Não existe um consenso sobre quantas vezes deves repetir o termo, mas deves inseri-lo no texto de forma natural e quando fizer sentido.

 

  • Novidades são importantes

Não criar novos artigos para o teu blog pode ser pouco benéfico, já que os teus leitores – e o próprio Google – podem ficar com a ideia de que o mesmo foi abandonado. Cria um calendário editorial e garante o sucesso do teu projeto digital.

 

  • Questões técnicas

Finalmente existem algumas questões técnicas que deves ter em consideração, nomeadamente a velocidade de carregamento do teu blog, o envio do sitemap para os servidores do Google, entre outras.

 

  1. SEO Off-page
    • Links são essenciais!

Os links são uma das formas de o Google analisar a popularidade e a relevância do teu projeto digital. Receber um link de um blog que se encontra na primeira posição, por exemplo, mostra ao Google que tens conteúdo de qualidade e que mereces subir no posicionamento.

Para conseguires esses links deves apostar em guest posts, na divulgação em sites que sejam da tua autoria e relevantes para o projeto, na divulgação do teu blog em redes sociais, entre muitos outros. Essa partilha social, além de melhorar o SEO, também aumenta a visibilidade do teu projeto.

 

Como começar?

Neste momento, certamente, sentes que precisas de melhorar o SEO do teu blog e, seguindo este guia, conseguirás alcançar os resultados que desejas. No entanto, caso o consideres pouco prático e sintas a necessidade de algo que te guie de forma mais direta, podes adquirir o e-book SEO para Bloggers.

O e-book SEO para Bloggers é um guia SEO ilustrado e que se encontra com uma organização passo-a-passo, permitindo-te preparar o teu blog para subir no posicionamento. Como sabemos que este será útil para o teu crescimento, oferecemos-te um desconto que pode ser usado durante a compra, através do código bloggingmood.

Garante o teu e-book e prepara-te para subir no posicionamento do Google e, mais importante, veres os resultados positivos no teu projeto.

 

Ficaste com alguma dúvida sobre como otimizares o teu blog com as técnicas de SEO? Deixa-a nos comentários, envia-nos uma mensagem privada ou acede ao grupo SEO para Bloggers. Irás obter o apoio que necessitas com a maior brevidade possível!

 

Artigo escrito por Sara Silva do Projeto Digital

1 comentário to “Guia SEO – Um Guia Completo para Bloggers”

Author's gravatar

Excelente informação aqui publicada!
Parabéns pelo teu projeto Sara!
Um grande beijinho!

Deixe uma resposta